Em qualquer lugar do mundo você pode encontrar nos bares, cassinos e diversos tipos de locais de entretenimento máquinas de jogos. O que talvez você nunca tenha se perguntado é de onde elas surgiram.
Segundo dados históricos dos amantes os jogos de que primeiro se tem registros de existência são do ano 3000 antes de cristo, seguidos dos jogos de baralho que teriam aparecido por primeira vez na China por volta do século 9 depois de cristo, e somente muito tempo depois, já no século 17 teria surgido o poker, na Pérsia antiga.
O tempo passou, a busca por diversão evoluiu e o gosto pelos jogos se espalhou pelo mundo até que no século 19 dois inventores americanos criaram uma máquina de jogos que foi a precursora das máquinas caça-níqueis modernas que conhecemos hoje, essa vida longa e grande história a tornou inclusive item de decoração, sendo que vários colecionadores as têm como objeto raro e valioso.
Essa máquina, invento americano, foi um verdadeiro jackpot na indústria do entretenimento e tinha as bases parecidas com as bases do poker no qual o jogador colocava um moeda, puxava uma alavanca e a máquina revelava as cartas recebidas por ele, se ele tivesse sorte e tirasse boas cartas podia ganhar prêmios, que naquela época podia ser, por exemplo, uma cerveja.
Charles Fey, o primeiro a modernizar o sistema
Charles Fey, um mecânico de automóveis de San Franciscano, criou a primeira máquina caça-níqueis de jogo com pagamento automático por volta de 1890. Chamada de “O Sino da Liberdade”, consistia em três rolos giratórios com corações, diamantes, espadas e um Sino da Liberdade rachado pintado em cada um. Uma grande recompensa de cinquenta centavos veio com uma rodada de sorte de três Liberty Bells.
O invento de Fey se tornou uma atração e ele começou a montar máquinas para alugar para bares, recebendo uma parte dos lucros.
Infelizmente as máquinas de Fey foram ficando obsoletas, demoravam muito as rodadas para a ansiedade das pessoas que queriam aproveitar o jogo.
A evolução das máquinas
Vários fabricantes surgiram e nessa época as máquinas já eram populares nos bares, discotecas e muitos outros estabelecimentos em todos os Estados Unidos, e uma nova máquina chamada Dewey-Chicago Triplet surgiu para modernizar a maneira de jogar. Foi criada por uma companhia norte-americana, sendo composta por três caça níqueis em uma linda caixa de madeira de carvalho e foi sem dúvida uma das mais importantes na história dos jogos.
As máquinas passaram a ter música e era basicamente uma maneira de lidar com questões legais, já que o jogo passava de mera aposta para uma modalidade de compra de música e assim conseguiram seguir evoluindo. Com essa mesma finalidade surgiu a famosa Operator’s Bell, máquina que tinha como figuras laranjas, ameixa e limões e que como prêmio davam chicletes.
Essa técnica de prêmios em comida seguiu por anos e serviu para que as máquinas pudessem seguir existindo e servindo de entretenimento para as pessoas, e por mais que os tempos tenham mudado esse visual continua existindo e fazendo sucesso nas máquinas atuais.